Pesquisar :

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONQUISTANDO AS PROMESSAS PELA FÉ

               As promessas de Deus são um direito dos filhos, mas não automáticas. Os filhos de Israel também tinham a promessa de Canaã, mas a posse dela custou-lhes muito sacrifício, muitas guerras... A Bíblia deixa claro que o simples fato de a pessoa acreditar nas promessas divinas, não lhe garante a posse delas. É preciso materializar essa crença através de atitudes de coragem. Aliás, essa foi a razão por que Deus, quando chamou Josué, lhe disse três vezes: "Sê forte e corajoso...". O Senhor sabia que Josué iria enfrentar inimigos muito mais poderosos do ponto de vista físico. E a vantagem de Josué estava apenas numa fé, isto é, a certeza de que o mesmo Deus que foi com Moisés, agora era com ele. Portanto, ele tinha de ser forte para não se deixar trair pela sua visão física, e corajoso para assumir sua visão espiritual, ou seja, a crença na promessa: “... não te deixarei nem te desampararei" (Josué 1.5,6).
         Infelizmente, muitos cristãos têm permitido que seus valores espirituais sejam trocados pelos materiais, ou que o homem exterior prevaleça sobre o interior. Ora, se a nossa vitória depende, exclusivamente, da nossa fé (valor espiritual) e esta é abafada pela visão física dos problemas circunstanciais (valor físico), então, automaticamente, colocamo-nos no mesmo nível espiritual dos incrédulos, o que fatalmente nos levará à derrota. Paulo, exortando os cristãos da Galácia, faz observação semelhante, dizendo: "Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei (valores materiais), ou pela pregação da fé? (valores espirituais). Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais agora vos aperfeiçoando na carne?" Essa é, justamente, a grande ferida dos cristãos! Eles começam tomando atitudes de fé quando aceitam o Senhor Jesus como Salvador, entretanto, pouco a pouco vão permitindo substituir, em seus corações, a fé pela razão. Quando estamos firmes na fé, andando na fé e vivendo pela fé, nosso homem interior é fortalecido e sustenta o homem exterior que é fraco; mas se o interior é enfraquecido por falta do alimento espiritual, quem sustentará o exterior?

         O Espírito Santo ensina que "... o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz" (Romanos 8.6). Em outras palavras: quando tendemos para os valores da carne, tendemos para a derrota, mas quando damos importância para os valores espirituais, quando assumimos a vida pela fé, então estamos no Espírito e conquistaremos a vida e a paz.

         Deus estava falando a Josué: não se preocupe com a aparência dos seus inimigos; eles têm mais armas, fisicamente são mais fortes e estão mais preparados para a guerra do que vocês, mas...Eles também são meus inimigos e Eu estou do seu lado! "Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou;..." (Josué 1.7). Quer dizer: o Senhor não lhe deu instruções quanto às armas físicas que ele deveria usar nem mesmo uma tática de guerra, apenas encorajou Josué a enfrentar seus inimigos com uma certeza de vitória.

         Esse critério de conquista se mantém nos dias atuais. Quem quiser fazer suas conquistas tem de estar bem interiormente, do contrário vai continuar vendo o sucesso dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...