Quem pode ser chamado filho de Deus? É preciso compreender que é imprescindível nascer do Altíssimo para poder ser chamado de filho. Do contrário, jamais alguém poderá reivindicar tal paternidade. A história de que todos são filhos dEle é a maior mentira de todos os tempos, pois como é possível crer que um herdeiro de Deus possa estar, por exemplo, na condição de mendigo? Isso não faz sentido.
Segundo a Palavra, os filhos de Deus são um pouco menores do que Ele, como diz o Salmo 8.5: “Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste”.
Se somos filhos de Deus, certamente seremos honrados por Ele e não viveremos na miséria. Seremos, obrigatoriamente, Seus herdeiros, possuindo direitos e privilégios que os demais não poderão desfrutar.
O Livro de Hebreus traz outra passagem bíblica que nos revela que o Senhor gerou Seus filhos apenas “um pouco menor que os anjos, mas ainda assim providos de glória e de honra.” (Hebreus 2.7).
Assim, se compararmos os homens aos anjos, obviamente verificaremos que os homens apresentam algumas vantagens a mais do que os anjos, e, de modo semelhante, os Filhos de Deus levam vantagem sobre os filhos da carne.
A maior diferença entre homens e anjos é a possibilidade de os homens se tornarem Filhos de Deus e realizarem a gloriosa tarefa de pregar o Evangelho. Os anjos gostariam muito desse privilégio, mas apenas os filhos de Deus podem fazê-lo.
Uma das vantagens dos anjos, entretanto, é a capacidade de assumirem forma física e poderem voltar ao estado espiritual. Já os homens podem se reproduzir, ao passo que os anjos não.
Seguindo essa linha de pensamento, podemos ainda comparar o homem natural ao homem de Deus. Na política, por exemplo, o homem natural leva vantagem, pois pode enganar, mentir e iludir os eleitores com promessas cheias de emoção. Agindo dessa forma ele terá vantagens sobre o homem sobrenatural, pois a maioria dos eleitores é natural. Nesse aspecto, por ser honesto, íntegro, sincero e por falar a verdade, o homem sobrenatural estará em desvantagem.
Em oposição, os nascidos da carne não podem discernir o mundo espiritual do mundo material. Por isso, não sabem como enfrentar as forças espirituais do mal e assim, não vencem as doenças, a miséria e o pecado.
Logo, os nascidos de Deus têm o poder para vencer tudo, até mesmo o mundo, e, principalmente conquistam a vida eterna, pois somente Seus filhos possuem discernimento espiritual. É esse atributo Divino que faz a diferença na vida dos filhos de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário