Pesquisar :

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A LÂMPADA DO CORPO


“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forcem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”!  (Mateus 6:22,23)

         Assim como os olhos são a lâmpa­da do corpo, “o espírito do homem é a 1âmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Provérbios 20:27). Ora, da mesma forma que o espírito do homem reve­la para Deus o seu íntimo, também os olhos do homem revelam o seu caráter, isto é, o que ele tem dentro de si. É fácil perceber o que está acontecendo dentro da pessoa quando se vê dentro dos seus olhos: se ela tem alguma coisa escondida dentro de si naturalmente procura des­viar os seus olhos daquele de quem está ocultando alguma coisa; mas, se não se intimida perante a outra pessoa, e passa a fitá-la, então os seus olhos logo refle­tem isso.

         É sabido que quando algum animal morre e seu corpo fica estendido por lon­go tempo, nenhum urubu é capaz de comer a sua carniça sem que antes o urubu-rei faça uma profunda análise dos olhos do animal. Quer dizer: os olhos do animal morto definem se ele pode ou não ser comido pelos urubus.

         Amigo leitor, quando o Senhor Jesus deu este ensinamento, certamente queria exortar os Seus seguidores a tomar todo o cuidado possível com o seu interior, a fim de que este refletisse, no exterior, a plenitude da presença de Deus: porque não adianta anunciarmos para o mundo a Palavra de Deus e vivermos uma vida diferente daquilo que pregamos. É preciso que tenhamos atitudes semelhantes às do nosso Senhor. Definitivamente, é impossí­vel ao cristão omitir esta verdade ou igno­rá-la. Não adianta a pessoa ter atitudes cristãs dentro da Igreja e ter um compor­tamento contrário fora dela: é o caso do camaleão que muda de cor conforme o ambiente em que se encontra...

         Os olhos retratam todo o nosso íntimo. Ainda que a boca esteja calada, ainda assim os olhos revelam o que está acon­tecendo no coração.

         Observemos os olhos de Deus na Pes­soa do Seu Filho, o Senhor Jesus, quando Ele encontrou Maria Madalena (João 8). Se os Seus olhos fossem maus, certamen­te Ele a condenaria. Entretanto, Ele a compreendeu porque a viu com bons olhos, os olhos do amor, da ternura e da compaixão.

         E é assim que nós, cristãos, devemos cultivar o nosso interior: vendo as pes­soas, quer sejam da mesma fé ou con­trários a ela, pelo lado positivo, com bons olhos. Porque, se olharmos as pes­soas com preconceitos, é certo que mais cedo ou mais tarde a língua, que é arma incontida, se manifestará e acabará por provocar inimizade contra aquela pessoa e afastá-la até do Senhor Jesus, em quem nós tanto cremos, devido a estas atitudes não cristãs.

         Amigo leitor, se os nossos olhos forem bons, então, aonde quer que formos, ha­veremos de manifestar a luz que há em nós. E saberão todos que somos dife­rentes das demais pessoas deste mundo, por causa do amor de Deus, e testemu­nharemos, então, eficazmente acerca daquele que está em nós!

         Da maneira como vemos, seremos vis­tos; como julgamos, seremos julgados; se amarmos, seremos amados; perdoando, seremos perdoados; abençoando, sere­mos abençoados.

         Que Deus o abençoe abundantemente, em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...