O homem que toma atitudes sem refletir está sujeito a muitos erros. É o que diz Provérbios 19.2:“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.”
Porém quando usamos a fé com inteligência, ela nos traz benefícios. Muitos têm esta fé, mas não conquistam porque não usam a inteligência. Já o homem que toma atitudes sem refletir, é precipitado.
“A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o Senhor que o seu coração se ira.”(Provérbios 19.3).
Aquele que possui algo de valor na vida geralmente está rodeado de amigos; mas, quando nada tem, é desprezado.
“Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes. Se os irmãos do pobre o aborrecem, quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com súplicas, mas não os alcança.” (Provérbios 19.6,7).
De um modo geral, o ser humano só se torna “amigo” daquele que tem muitas riquezas. Em Provérbios 19. 4 também está dito: “As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa”.
Quanto àquele que dá falso testemunho, não vai ficar impune. E o que profere mentiras também não escapará. Jesus disse: “Nada há encoberto que não venha a ser revelado...” (Lucas 12.2)
Saiba, amigo leitor, que meias verdades significam meias mentiras. Nós como cristãos não podemos proferir mentiras, nem de brincadeira, porque é algo que desagrada a Deus. Muitas pessoas são prejudicadas, porque vivem mentindo e, o que é pior, acabam crendo e se satisfazendo com ela.
Ponha os pés no chão, usando a sua capacidade de raciocínio para não deixar o seu coração ser levado pelos sentimentos e principalmente por aqueles que iludem, enganam, adulam e que na realidade não têm nada a ver contigo. Reflita sobre a sua vida e ponha a fé para funcionar.
Que Deus abençoe a todos, abundantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário