Pesquisar :

terça-feira, 22 de maio de 2012

NOS PASSOS DO SENHOR JESUS


 Deus é Espírito, mas, para nos salvar, teve de Se materializar e habitar entre nós. Após ter consumado a obra de redenção, retornou ao Seu estado original: Espírito. Também o ser humano, para se relacionar com Ele, tem de ser e estar em espírito; por isso sua necessidade de nascer do Espírito Santo. Esse é o ciclo do relacionamento do Criador com a criatura. O primeiro Adão, feito do pó da terra, deu origem à natureza terrena na humanidade; o Segundo Adão, Jesus, deu origem à natureza divina àqueles que vivem e crêem n'Ele como Único Senhor e Salvador.
         Deus vive num mundo espiritual e o ser humano, oriundo do primeiro Adão, vive num mundo material. Ao nascer do Espírito Santo, o ser humano passa a ter a natureza divina. E somente com a natureza divina ele pode ter comunhão com Deus, do contrário, é impossível. É possível se viver na matéria e ao mesmo tempo ser espírito? Claro. Humanamente falando é impossível, mas não para Deus. O Senhor Jesus ensina que todo o que é nascido do Espírito Santo é espírito. Essa é a condição sine qua non no relacionamento entre a criatura e o Criador. Daí a razão por que o Senhor Jesus diz, imperativamente, a Nicodemos: "Não te admires de Eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.(João 3.7), pois, apesar de ser um religioso sincero, ainda assim ele tinha de nascer da água e do Espírito para ver e entrar no Reino de Deus.
         Agora, podemos entender quando o Espírito Santo diz: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”.(Efésios 2.4-7).
         É impressionante a posição relevante em que Deus nos coloca: assentados nos lugares celestiais através do Senhor Jesus! Leitor amigo, não sei qual é a sua condição social neste mundo; talvez a mais miserável das criaturas aos olhos do mundo, porém, há uma certeza: se você é nascido de novo, então, pela fé, você está assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus! Ou seja: você está assentado num trono e o que você determinar, acontecerá! Porque você tem a autoridade do Filho de Deus e está assentado com Ele nos lugares celestiais, reinando.
         Veja que todo o ciclo de vida do Senhor Jesus na Terra é modelo seguido pelos Seus discípulos, desde o Seu nascimento até Sua ascensão aos Céus:
1)      Jesus foi gerado pelo Espírito Santo; também somos gerados pelo Espírito.
         2)  Jesus foi batizado nas águas e no Espírito Santo; também somos batizados nas águas e no Espírito Santo.
         3) Jesus foi conduzido ao deserto para ser provado; também somos levados aos desertos das provações.
         4)  Jesus foi caluniado, injustiçado, rejeitado, perseguido; também o temos sido.
         5) Jesus foi sacrificado por uma causa justa; também o somos a cada dia quando renunciamos nosso ego.
         6)  Jesus foi ressuscitado pelo Espírito Santo; também o somos em espírito, de acordo com Efésios 2.4-7.
         7) Jesus subiu aos Céus e está assentado no trono com o Pai; o mesmo já ocorreu conosco pela fé: Efésios 2.4-7.
        O nascido de novo não vive pecando, pois nele está a divina semente, diz o apóstolo João (l João 3.6). Ele não está dizendo que o nascido de novo não peca; mas, sim, que não vive no pecado (1 João 1.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...