Pesquisar :

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A consciência do pecado e Atualizações

Posted: 28 Jun 2012 08:32 PM PDT
"Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida."  (Romanos 5:10)
Posted: 28 Jun 2012 01:25 PM PDT

O Espírito Santo aviva a mente. Sendo assim, uma pessoa só se afasta d'Ele se houver um desejo maligno no próprio coração


Houve homens que Deus usou no passado que tinham um caráter excelente. É o caso de Noé. A Bíblia diz que era um homem justo e íntegro perante seus contemporâneos e andava com Deus. E porque andava com Deus foi escolhido e salvo, assim como toda a sua família.
Também Abraão foi um dos escolhidos. Oriundo dos semitas, isto é, de um dos filhos de Noé, chamado Sem, foi justificado e abençoado por causa da sua fé. Isto prova que o homem não é salvo por suas boas obras, pois, se não aceitar Jesus como único Senhor e Salvador, suas boas obras de caridade não poderão justificá-lo perante Deus, nem tampouco da fé no Senhor Jesus. É pelo ouvir a Palavra de Deus e praticá-la que nos tornamos justificados diante de Deus.
Veja que os homens usados por Deus foram justificados e abençoados pela fé e não por obras, embora estas sejam uma consequência do novo caráter que Deus nos concede, quando aceitamos Jesus no coração.
Igreja Universal do Reino de Deus faz uma obra belíssima, por meio de obras sociais; mas isto não a justifica para salvação, e sim a fé no Deus vivo, que é a base do cristianismo. Entretanto, houve um homem que, embora herdasse a bênção de Abraão, não foi correto nas suas atitudes.
Esse homem foi Jacó, que negociou com seu irmão Esaú um prato de lentilhas em troca do direito de primogenitura. E até a seu pai, Isaque, que estava cego, enganou, fazendo-se passar por Esaú. Jacó significa usurpador, enganador, aquele que tira vantagem da fraqueza alheia.
Observe, leitor, que ambos agiram de modo errado. Jacó porque tomou o que não lhe pertencia, e Esaú desprezou a bênção: "Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco deste cozinhado vermelho, pois estou esmorecido... Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou, e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Deu, pois, Jacó a Esaú, pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura" (Gn.25:29-34).
Aí está o erro de muitas pessoas que se dizem cristãs; mas, não se comportam como tais, pois ainda se entregam às concupiscências dos olhos e do coração, não se importando se aquilo que desejam conflita com a vontade de Deus. Por isso, muitas estão por aí caídas, prostradas, desanimadas, frias na fé, porque vêm desprezando a bênção espiritual, para se agarrar a bênçãos materiais.
Esaú desprezou o que era mais importante na sua vida, e seu irmão, Jacó, aproveitando conquistou ilicitamente aquela bênção. Tudo o que Jacó colocava a mão prosperava; porém, ainda assim, gemeu e padeceu, sua vida foi marcada por derrotas espirituais, por causa de seu caráter mau.
Para casar-se com Raquel, a  moça que ele amava, trabalhou sete anos, e no dia do casamento, seu sogro deu-lhe a irmã mais velha, Lia, como era o costume da época. Por Raquel trabalhou mais sete anos. Assim como enganou seu pai, foi enganado pelo sogro.
Se quisermos colher bons frutos amanhã, devemos plantar boas sementes hoje. E isto é uma lei fixa e Deus não vai ultrapassá-la. Veja que Jacó possuía a bênção de Abraão e de Isaque, mas mesmo assim ele padeceu. E somente depois que ele lutou com Deus, não só o seu caráter foi transformado como também teve o nome mudado para Israel.
Apenas quando há uma mudança verdadeira na vida do cristão é que ele passa a resplandecer a glória de  Deus. Após o batismo no Espírito Santo, há uma transformação de caráter que passa a ser de acordo com o de Deus. Entretanto, Ele não obriga ninguém a submeter-se à Sua vontade e, mesmo tendo sido batizada, a pessoa pode entregar-se  novamente às concupiscências e fazer coisas que desagradam a Deus.
Contudo, somente cairá na fé se quiser, porque o Espírito Santo passa a fazer parte da sua vida e, consequentemente, na hora da tentação, Ele aviva perfeitamente a mente da pessoa para as graves consequências; e ela só cai, conscientemente, por desejo maligno do próprio coração.
Posted: 28 Jun 2012 07:24 AM PDT
O medo faz parte dos sentimentos de qualquer ser humano, mas só o sentimos quando permitimos que determinadas experiências se transformem em traumas. Situações que, para os outros, são consideradas "normais", para muitos são motivo para tremer de medo.

No íntimo, não aceitamos esta condição, por isso nos custa tanto lidar com situações nas quais tivemos más experiências. Mas como acabar com este sentimento? Praticando a fé de forma inteligente!

Quando temos medo, a tendência é "trancar a porta", não tentamos sequer superá-lo, aceitamos que ele prevaleça e se desenvolva no nosso interior. Se recebemos um "não", isso atinge diretamente nosso orgulho. Para que isso não volte a acontecer e não sejamos novamente decepcionados, a "porta é trancada", sem hipótese para uma nova oportunidade. Ninguém, absolutamente ninguém tem condições de ajudar a pessoa que age desta forma, que está nesta condição.

Tudo o que nos causa medo, pavor ou vergonha faz com que nos "tranquemos" interiormente, ocupando-nos com sentimentos nocivos à estabilidade interior, como tristeza, angústia, pânico. Essas emoções alteram e transformam, negativamente, a nossa personalidade.

Um exemplo típico são as vítimas de algum tipo de violência. Após as traumáticas experiências, "trancam a porta", sofrendo um transtorno de personalidade. São efeitos do mal que se interiorizou e ao qual ninguém tem acesso, a não ser Deus, quando a própria pessoa, não suportando mais o peso daquele sofrimento, se dispõe a "abrir a porta", deixando-O entrar e tomar posse da sua vida.

Ao chegar à conclusão de que não vale a pena vivermos aliadas ao tormento, podemos receber ajuda e ficar livres desse sentimento escravizante, o medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...